Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

05/05/2023 14h02

Cantoras Preta Gil e Simony são exemplos de que o Câncer Colorretal não vitima apenas idosos

“É um câncer que, quando detectado em estágio inicial, tem alto índice de cura", afirma a oncologista Patrícia Amorim

O Câncer Colorretal, também conhecido como Câncer no Intestino, é o segundo tipo que mais causa mortes no mundo, com mais de um milhão de óbitos anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a doença é a terceira mais incidente, perdendo apenas para os cânceres de Mama e Próstata.

A doença pode ser assintomática no início, mas a maioria dos pacientes apresenta algum tipo de sintoma, por isso é importante realizar exames periódicos para rastreio precoce. Ela pode surgir no cólon ou no reto e, normalmente, antes de ser um câncer, a enfermidade começa com um pólipo não cancerígeno no revestimento interno do cólon ou do reto.

“As causas incluem fatores genéticos, presença de doenças inflamatórias no intestino, tabagismo, obesidade e sedentarismo. A idade também é um fator a ser considerado, mas isso não significa que pessoas mais jovens não possam ser diagnosticadas”, pontuou a oncologista clínica, Patrícia Amorim.

Os sintomas mais comuns incluem sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal sem causa aparente, alteração na forma das fezes, cólica abdominal e sensação de empachamento. Em estágios mais avançados, a doença pode provocar anemia, perda de apetite, emagrecimento e cansaço.

“O diagnóstico do câncer colorretal é realizado por meio da colonoscopia, exame em que um aparelho flexível com uma câmera acoplada na ponta permite que o médico avalie a mucosa intestinal e encontre possíveis pólipos ou inflamações, por exemplo, que possam evoluir para um câncer”, pontuou a médica.

O Ministério da Saúde recomenda que o rastreamento do câncer colorretal seja feito em pessoas entre 50 e 75 anos, incluindo exames de pesquisa de sangue em fezes e colonoscopia. A Sociedade Americana de Oncologia recomenda que a primeira colonoscopia seja feita aos 45 anos.

“É um câncer que, quando detectado em estágio inicial, tem alto índice de cura", afirma a especialista. Por outro lado, mesmo os pacientes com a doença avançada também conseguem ter um bom controle da doença com os tratamentos disponíveis atualmente.

Famosos como as cantoras Preta Gil e Simony foram diagnosticadas com câncer colorretal, mostrando que a doença não está restrita a pessoas idosas. Contudo, é fundamental que a população esteja ciente dos sintomas, fatores de risco e da importância de realizar exames periódicos para um diagnóstico precoce e tratamento efetivo da doença.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados