29/05/2023 14h00

O uso de camisinha pode ajudar a evitar o Câncer de Esôfago?

Estudo mostrou que dos 2,4 mil pacientes estudados com a doença, 648 estavam infectados pelo vírus

O Câncer de Esôfago é um tipo de tumor que afeta milhares de brasileiros a cada ano. Algumas das formas de prevenção são bastante divulgadas, porém há outras ainda desconhecidas por algumas pessoas. Uma delas é o uso de preservativo durante as relações sexuais.

É que existe uma relação entre o HPV e um tipo específico da doença, o carcinoma epidermoide escamoso. Assim como o vírus pode causar lesões no útero que originam câncer, lesões prévias na garganta causadas pelo HPV também podem levar a tumores na região.

Um estudo realizado por pesquisadores da USP mostrou que de 2,4 mil pacientes com câncer de esôfago estudados, 648 eram positivos para o vírus HPV. Embora a presença do vírus não influencie diretamente no prognóstico do paciente, é importante que sejam tomadas medidas preventivas para evitar a infecção.

Além do uso de preservativo, há outras formas de prevenir essa neoplasia. Controlar o peso, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas são medidas essenciais. Pessoas com histórico familiar de câncer de esôfago devem evitar tomar bebidas muito quentes, como chá e chimarrão, que podem causar inflamações crônicas na região.

Na fase inicial, esse tipo de tumor maligno não apresenta sinais intensos, sendo detectado muitas vezes apenas quando o paciente sente dificuldade de engolir. Por isso, é importante estar atento a sintomas como dor ou desconforto ao engolir, perda de peso e sensação de que a comida está parada no esôfago.

O tratamento pode ser desafiador, especialmente quando o diagnóstico é realizado em estágios mais avançados. No entanto, a ciência tem avançado com novas terapias que aumentam as chances de recuperação, como a imunoterapia, que tem sido usada com sucesso em casos desse tipo de câncer.