Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

13/06/2023 14h13

A generosidade que corre nas veias

Doe sangue e seja mais um agente que salva vidas

Ilustração

No dia 14 de junho destacamos a doação de sangue, uma data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para disseminar a relevância desse ato e incentivar a sociedade a se mobilizar em prol da saúde.

Embora cada bolsa de sangue coletada seja pequena, ela pode ser dividida em componentes essenciais para o tratamento de diversas condições médicas. No entanto, apesar da necessidade constante, apenas 1,9% dos brasileiros realizam doações de sangue anualmente, devido a medos, desconhecimento e desinformação.

Segundo a Fundação Pró-Sangue, isso está relacionado a uma questão cultural. O Brasil nunca passou por grandes guerras e catástrofes (erupções vulcânicas, terremotos, maremotos etc.), portanto a população não desenvolveu esse costume.

Os defensores dessa teoria têm como base de sustentação as duas grandes guerras que atingiram a Europa no início do século passado. O argumento é que foram grandes conflitos que foram responsáveis pela mudança de comportamento nos europeus. E essa mentalidade perdura até hoje, passando de geração em geração.

Temos diferentes tipos de doação

A doação voluntária é aquela em que o indivíduo dá seu sangue altruística e solidariamente, isto é, sem se preocupar em saber para quem vai. Já a vinculada é aquela feita para repor a quantidade utilizada no tratamento de um parente ou amigo internado, ou seja, aquela que se faz em nome de alguém.

A doação vinculada era o tipo predominante em nosso país. De alguns anos para cá, esse número deixou de ser o maior, saindo dos 52%, para 35%. Essa mudança tem um viés muito positivo para o Brasil, pois mostra que a cultura da população está mudando e está se tornando mais solidária.

O processo é rápido, simples e seguro e é importante ressaltar que todo material utilizado na coleta é de uso único e descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação.

Para doar, é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 (para menores, verificar os documentos necessários e formulários de autorização);

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento);

- Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por um órgão oficial.

É importante frisar: Doar sangue SALVA vidas. E é um processo simples. A Oncoclínica reforça o incentivo a doação e promove informação para que os bancos de sangue aumentem suas capacidades e atendam a população.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados