De grande importância para tratamentos de câncer, mas que também traz grandes efeitos colaterais na vida do paciente, a quimioterapia é uma modalidade de tratamento que faz uso de medicamentos específicos que são introduzidos na circulação sanguínea para a destruição das células cancerosas.
O tratamento quimioterápico pode ser feito através de um único medicamento ou por meio de uma combinação de vários deles, os chamados coquetéis que são introduzidos por via intravenosa ou via oral. A aplicação de tal procedimento é definida pelo médico oncologista, podendo ser realizada durante a internação ou em ambulatório.
Nem em todos os casos de câncer se faz necessário a quimioterapia, sendo assim, existem três tipos de tratamentos quimioterápicos, que são eles a exclusiva, que é a quimioterapia o principal meio para o combate do câncer; a adjuvante, onde é geralmente o tratamento complementar aplicado após o tratamento primário, como a cirurgia, por exemplo; e o neo-adjuvante, que é o que precede a cirurgia, utilizado para diminuir o tumor e a agressividade do procedimento.
Ao contrário do que aparenta a quimioterapia não causa dor e o paciente só sente a “picada” da agulha na pele. Certos medicamentos pode causar sensação de desconforto, ardência, placas vermelhas na pele, coceira e queimação. Nestes casos, o profissional responsável deve ser avisado imediatamente.
Todo o tratamento é acompanhado por um médico oncologista que verifica a eficácia dos métodos adotados e tomas as decisões cabíveis para cada paciente individualmente.
Endereço:
Rua José Freire Moura, nº 45
Ponta Verde - Maceió-AL
Telefones
82 3231-5754 / 3327-4659
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta: 9h às 18h
Dra. Patrícia de Araújo Amorim
Diretora Técnica Médica
CRM/AL 2710 / RQE 1109
© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados